Todos nós sabemos que para investir requer estudo, planejamento, sacrifícios e bastante controle financeiro. Entretanto, muitas vezes podem acontecer imprevistos, seja um acidente, uma doença, perda de emprego e etc.
Nessas situações não somente nós ficamos vulneráveis, mas toda nossa reserva e emergência. E aquilo que levamos anos para construir de uma maneira sólida vai por água abaixo em pouco tempo.
E é nessas horas que entram os seguros, eles que podem ser grandes aliados neste momento tão difícil. Seja para cobrir despesas básicas, ou para situações mais complexas, protegendo assim os seus investimentos.
Mas, afinal… Qual seria estes seguros? É o que iremos vê agora!
Boa Leitura!
O Que É Reserva de Emergência e Por que Você Deveria Ter Uma?
Antes de continuarmos o assunto, precisamos entender algo bastante recomendado a todos os investidores. Antes de você investir ou contratar um seguro, é interessante constituir uma reserva de emergência.
Ela serve justamente para situações como estas não saírem do controle. Uma vez que você possui uma RE, será uma primeira camada de proteção aos seus investimentos em caso de sinistros.
O que é um seguro?
Um seguro é um contrato pelo qual uma pessoa ou entidade recebe proteção financeira ou outro benefício em troca de uma contribuição regular.
Eles são usados para proteger contra riscos, como acidentes, doenças, incêndios ou roubo. Eles também podem ser usados para fornecer proteção financeira para a família de um segurado em caso de sua morte.
Os seguros são oferecidos por empresas especializadas chamadas seguradoras. Elas por sua vez cobrem o risco de que o segurado enfrentará e se compromete a pagar um benefício se o risco se concretizar.
Já as apólices de seguros são os documentos que detalham as condições do contrato de seguro. Eles especificam o que está segurado, o valor do seguro, as condições em que o seguro será pago e outras informações importantes.
Os segurados pagam uma taxa chamada de prêmio para manter seus seguros em vigor. O prêmio é calculado com base no risco que a seguradora está assumindo. Quanto maior o risco, maior o prêmio.
As seguradoras investem o dinheiro dos prêmios para garantir que eles possam pagar os benefícios aos seus segurados quando eles precisarem.
Quais Seguros Ajudam a Proteger Meus Investimentos?
Agora que você entendeu o que é uma reserva de emergência e o que é um seguro, vamos falar um pouco daqueles que achamos mais interessantes para esta situação.
Seguro de vida
Um seguro de vida pode ajudar a proteger seus investimentos de várias maneiras. Em primeiro lugar, se você morrer antes de ter a chance de gastar seus investimentos, o seguro de vida pagará um benefício a seus beneficiários que pode ser usado para cobrir as despesas de sua morte ou para reinvestir em seu nome.
Além disso, se você se tornar incapacitado e não puder mais trabalhar, um seguro de vida pode fornecer uma renda vitalícia que pode ajudar a cobrir as despesas de sua vida, preservando assim os seus investimentos.
Seguros de invalidez
Um seguro de invalidez pode ajudar a proteger seus investimentos de uma forma similar a um seguro de vida. Se você se tornar incapacitado e não puder mais trabalhar, o seguro de invalidez pagará uma renda vitalícia que pode ajudar a cobrir as despesas.
Isso pode ser particularmente importante se você tiver investimentos que visam a longo prazo, como o intuito de uma aposentadoria, que podem levar anos para serem totalmente pagos.
Conclusão!
A verdade é que vivemos em uma grande incerteza, onde qualquer hora podemos ser surpreendidos por situações adversas que venham ameaçar os nossos investimentos.
Utilizar dos seguros como parte de uma proteção extra, é uma boa estratégia para conseguir mais segurança.