A invalidez permanente é considerada uma situação em que uma pessoa é incapacitada para o trabalho em decorrência de doença ou lesão. Ela pode ser total ou parcial, conforme a capacidade da pessoa para exercer suas atividades profissionais.
Pensando nisso, resolvemos trazer este artigo trazendo respostas aos questionamentos mais comum em relação ao tema e como funciona os seguros nesta situação.
Quais doenças são consideradas invalidez permanente?
As doenças que são consideradas como causadoras de invalidez permanente são aquelas que não têm cura ou que, mesmo tratadas, não permitem que a pessoa retorne às suas atividades profissionais normais. Algumas doenças que podem causar invalidez permanente são:
- Câncer;
- AIDS;
- Esclerose múltipla;
- Doença de Parkinson;
- Doença de Alzheimer;
- Entre outras.
Como comprovar a invalidez permanente?
Para comprovar a invalidez permanente, o segurado deve apresentar ao INSS um exame médico que ateste a sua condição de inválido. O exame deve ser realizado por um médico perito do Instituto Nacional De Seguridade Social e deve conter a opinião do mesmo sobre a incapacidade do segurado para o trabalho.
O valor da invalidez permanente é determinado pelo órgão responsável pelo pagamento do benefício, que é o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O valor do benefício é calculado com base na média dos salários de contribuição do segurado.
O que é seguro por invalidez permanente?
O seguro de invalidez permanente é um seguro que garante o pagamento de um benefício ao segurado que se tornar inválido para o trabalho em decorrência de doença ou lesão. O seguro é um produto oferecido por empresas de seguros e pode ser contratado por qualquer pessoa que deseje proteger-se contra o risco de invalidez permanente.
Como Funciona o seguro de invalide permanente?
O seguro de invalidez permanente funciona da seguinte maneira: o segurado contrata o seguro e, em caso de invalidez permanente, causada por alguma das doenças citadas acima, a empresa de seguros pagará um benefício ao segurado.
Essa gratificação pode ser usado para cobrir as despesas médicas ou para ajudar a pagar as contas, variando de acordo com a sua seguradora e seu plano de seguro.
Como receber o seguro invalidez?
Para receber o seguro por invalidez, o segurado deve apresentar a sua seguradora um laudo médico que ateste sua incapacidade para o trabalho. O benefício é concedido a partir da data do afastamento do trabalho e tem duração pré-estabelecida no ato da contratação.
Conclusão!
O seguro invalidez é de suma importância para pessoas que exercem trabalhos insalubres e perigosos. Ele é uma garantia financeira em casos de acidentes e situações adversas que podem vir a deixar o trabalhador de forma inválida.